Marketing verde e criatividade são temas de oficina do 30º Set Universitário

Marketing verde e criatividade são temas de oficina do 30º Set Universitário

Usar a criatividade para gerar modelos sustentáveis que impactem positivamente a sociedade. É com esse foco que Gabriel Suminski, publicitário formado na Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos), ministra a oficina Ecocriatividade, que iniciou na tarde dessa terça-feira (26) e faz parte das atividades do 30º SET Universitário. Ao conceituar criatividade e marketing verde, Suminski deu base para os alunos elaborarem seus próprios projetos. Assim, nesta quarta-feira (27), quando a oficina será concluída, eles apresentarão suas ideias.

Na primeira parte da atividade, o ministrante deu luz ao conceito de criatividade, buscando evidenciar como ela é mais simples e acessível do que imaginamos. Após mostrar exemplos de pessoas como Bill Gates e Mark Zuckerberg, que partiram de ideias básicas para chegar a grandes invenções, o publicitário propôs duas atividades práticas. Primeiro, Suminski desenhou um círculo e perguntou para cada um dos alunos o que aquilo lhes lembrava, sem que fosse possível repetir o que os colegas haviam dito.

Depois, ele pediu que os alunos conversassem entre si, mas com frases que não tivessem relação umas com as outras. As atividades duraram um longo período sem que as respostas fossem repetidas, o que entusiasmou ainda mais os alunos. Para Augusto Varella, estudante de Publicidade e Propaganda da Famecos, o momento foi divertido e revelador: “Nunca havia pensado em como as pessoas podem ter tantas ideias a partir de uma mesma imagem”, destacou.

O segundo momento da tarde esteve voltado para o marketing verde. Suminski disse que ele “só existe quando as pessoas ou empresas estão verdadeiramente engajadas”, realizando ações reais. Isso significa que não servem atitudes como a da Coca-Cola, que fazia latinhas verdes recicláveis ao mesmo tempo em que depositava vários dejetos em rios. Como exemplo positivo, o ministraste citou a BMW e a Natura, além da CicBio8, empresa da qual Sumisnki é sócio e que transforma resíduos sólidos, inclusive não recicláveis, em produtos diversificados.

Dadas as explicações acerca de criatividade e marketing verde, Suminski falou brevemente sobre o conceito de Design Thinking, que também será base para que os alunos desenvolvam, nesta quarta, um modelo de empresa ou trabalho sustentável. A ênfase, segundo o ministrante, deverá estar no processo de criação, que consiste em cada indivíduo trazer suas experiências próprias para que os grupos cheguem a uma ideia criativa.

 

por Nicolas Wagner – Famecos PUCRS

Compartilhar nas redes

Voltar